(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

Você acha que pode dar conta dos processos contábeis da sua empresa sozinho? Então você precisa entender melhor o valor do trabalho de um contador. Confira!

Com o objetivo de reduzir custos, muitas empresas pensam em dispensar os serviços de um contador, assumindo assim toda a rotina burocrática. Essa pode ser uma boa ideia, se você tiver tempo e conhecimento prático sobre a legislação, as atividades contábeis e todos os processos burocráticos que garantem que sua empresa funcione em conformidade com a lei.

Por outro lado, acreditamos que você faça parte do grupo de empresários que não tem esse tempo sobrando e prefere focar seus esforços de forma estratégica na atividade principal do negócio. Afinal, vai ser isso que vai gerar crescimento para o empreendimento.

Pensando nisso, produzirmos este artigo para destacar a grande relevância que um contador pode ser para o seu negócio. Saiba como ele pode atuar como um verdadeiro parceiro para a sua empresa!

Entenda quais serviços o contador pode fazer para sua empresa

O valor da parceria com o contador já é visto desde a abertura da empresa. Nessa etapa, ele pode ajudá-lo a:

  • definir que tipo de empresa você precisa criar — como MEI (Microempreendedor Individual) ou Empresário Individual, por exemplo;
  • direcionar a escolha da forma de tributação mais adequada ao seu negócio — Lucro Real, MEI, Simples Nacional ou Lucro Presumido;
  • organizar suas operações financeiras;
  • criar um planejamento financeiro consistente;
  • organizar a burocracia do negócio.

As contribuições desse profissional também são de grande importância ao longo do crescimento do seu negócio. Ele pode garantir que sua empresa:

  • faça contratações de funcionários em conformidade com as leis trabalhistas;
  • tire proveito de incentivos fiscais que podem baratear os custos do negócio;
  • feche livros fiscais e contábeis e gerar relatórios financeiros no fim do período.

Ao longo de todo o ciclo de vida da sua empresa, o contador vai empregar as ferramentas gerenciais certas para dar o suporte que você precisa. O impacto dessa parceria é bastante significativo.

Saiba o impacto que esse profissional gera no seu negócio

Maior facilidade na obtenção de crédito

Quem já precisou levantar capital em uma instituição financeira sabe muito bem a grande burocracia envolvida.

O banco deseja ter provas que você vai ter condições de cumprir com os pagamentos e exige a apresentação de vários documentos. Nessa hora, um contador pode ajudá-lo a preparar a papelada, aumentando as chances de aprovação.

Fluxo de caixa mais saudável

A empresa com um fluxo de caixa saudável é aquela que faz todos os registros e mantém um bom equilíbrio entre o que sai e o que entra de dinheiro no negócio. Um contador pode ajudá-lo a planejar esse gerenciamento de maneira eficaz.

Precificação mais justa e precisa

Se você não sabe precificar seus serviços e produtos de forma correta, sua empresa pode acabar trabalhando de graça, ou mesmo cobrar um valor incoerente com o que é praticado no mercado. Com os dados levantados pelo contador, você consegue decidir um preço mais justo.

Mais transparência

Cada vez mais, os órgãos fiscalizadores do governo têm buscado garantir maior transparência nas operações das empresas para evitar irregularidades. Com isso, não são poucas as obrigações fiscais de que o empresário precisa dar conta. Nesse cenário, o contador tem as habilidades necessárias para assegurar o compliance do negócio e orientar você no que for necessário.

Vale ressaltar que não basta contratar qualquer profissional. É importante buscar um contador qualificado e de confiança. Seguindo os passos certos, essa parceria só vai gerar bons resultados para o seu negócio!

Quer saber onde encontrar profissionais qualificados para dar o suporte contábil que sua empresa precisa? Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas!

Share This

Compartilhe!