(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

Assessoria contábil – o que é, como funciona e quando contratar

A necessidade de procurar uma assessoria contábil se dá pelo fato da quantidade de leis que configuram a legislação fiscal brasileira e muitas empresas não conseguem fazer uma gestão contábil inteligente desta parte para o seu faturamento por si só. Ter um profissional contábil que trabalhe como assessor e entende bem de toda a legislação fiscal, das rotinas administrativas, da gestão contábil e da gestão de processos da sua empresa, você estará mais apto a fazer escolhas acertadas evitando, desta forma, prejuízos que podem ser causados por decisões erradas. Uma assessoria contábil pode ser útil, por exemplo, na decisão sobre o enquadramento fiscal de uma determinada empresa. Outra função é auxiliar a empresa quanto as tomadas de decisões.

Em outras palavras, uma assessoria contábil é uma empresa, um escritório de contabilidade ou um profissional contábil autônomo especializado na prestação de serviços de contabilidade a outras empresas. O serviço de uma assessoria é bastante flexível quanto a abrangência e quanto ao preço. Este serviço depende de vários fatores, como tamanho e categoria tarifaria da empresa contratante. Esses fatores determinam o tamanho das necessidades da empresa e é com base nelas que vai se dimensionar o formato do serviço prestado. Uma empresa pequena não requer um serviço complexo de análise de balanço e assessoria financeira. Ao contrário de uma empresa de grande porte, que mesmo tendo um escritório de contabilidade interno na empresa, recorre a um serviço de assessoria contábil conceituado e capacitado para lidar com as questões impostas pela legislação.

 

Quais os serviços de uma assessoria de contabilidade?

Um profissional contábil não trabalha somente na área contábil. Suas capacidades são estendidas para a área fiscal, previdenciária, trabalhista e processo de gestão de uma empresa. As vantagens de aplicar a assessoria contábil na sua empresa podem trazer resultados satisfatórios, porque além de poupar tempo, você tem:

  • Redução no gasto fiscal da sua empresa.
  • Análise do seu nível em relação a concorrência.
  • Visão externa bem apurada do seu empreendimento.

Existem escritórios de contabilidade em BH que realizam ótimos serviços de assessoria contábil e, para realizar tal tipo de serviço, eles se capacitaram para atender na área de gestão contábil, rotinas administrativas, gestão de processos e, até mesmo assessoria para adequação de TI. Com a implantação do eSocial, alguns setores, como o da construção civil, devem redobrar a atenção com relação a alterações e situações dos seus funcionários, uma vez que o número de funcionários contratados e demitidos é extremamente alto. O eSocial traz mudanças na questão trabalhista, entretanto é preciso mais atenção e rapidez nos processos, que serão mais confiáveis e, por outro lado, permitirão uma maior cobrança governamental. Dessa forma, é preciso se adaptar e estar atento a essa nova exigência. Se você ainda não se adaptou a essas mudanças e mora em Belo Horizonte, contrate o serviço assessoria contábil em um escritório de contabilidade em BH ou um profissional contábil autônomo para te ajudar com essas questões.

 

Vantagens de se contratar uma assessoria contábil

  • Auxílio na escolha do regime tributário ideal, orientação quanto à classificação fiscal, redução de gastos com impostos e mais eficiência na administração financeira.
  • Oferecer uma visão externa, sem vícios nem ideias pré-concebidas pela empresa (especialmente importante na fase de diagnóstico).
  • Incentivo para tomada de novas decisões.
  • As assessorias disponibilizam demais ferramentas para fazer comparações com a realidade de outras empresas na mesma área de negócio.
  • Vantagem da parceria cliente/assessoria – união do know-how interno com a experiência externa.

Portanto, se você é um empresário e quer continuar com uma boa saúde financeira na sua empresa, tem que recorrer a ajuda de um profissional contábil, uma vez que com essa ajuda a empresa ganhará uma estratégia eficiente para a gestão dos impostos, garantido desta forma que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas dentro do prazo e sem sobressaltos.

Referências: Grupo Fatos, Blog Sage, Blog Egestor, Leandro Markus, Nibo

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat