(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

A importância da auditoria fiscal

Assim como a gestão tributária e a auditoria tributária, a auditoria fiscal é uma atividade importante e complexa. Elas são importantes para o bom funcionamento do seu negócio, pois é por meio delas que é possível verificar divergências ou pendencias fiscais e tributarias para que se possam tomar medidas que corrijam ou previnam erros na hora de prestar contas.

Essas atividades fazem parte do setor de contabilidade financeira de um escritório de contabilidade ou até mesmo de um contador autônomo e muitos empreendedores se amedrontam ao ouvir o termo auditoria fiscal. É importante saber que qualquer irregularidade na área fiscal ou tributária da sua empresa podem gerar infrações serias para o seu empreendimento. Logo, ao garantir uma auditoria fiscal evita futuras dores de cabeça.

O que é auditoria fiscal?

Ela é uma forma de inspeção realizada em uma empresa para verificar se existe um controle tributário e se a gestão tributária da mesma está funcionando de acordo com a lei. Juntamente com a auditoria fiscal, também é realizada uma auditoria tributária, pois ambas as partes estão agregadas. O auditor fiscal é responsável por analisar se todos os impostos foram pagos em dia, se houve erros no cumprimento da legislação e quais são as possibilidades para corrigir as falhas. O auditor fiscal também ajuda a identificar se existe alguma vantagem fiscal (de forma legal) que pode ser aproveitada pela organização.

Como funciona a auditoria fiscal?

Ela é realizada por um auditor fiscal, contador, que não possui vínculos com a empresa que está sendo auditada. Ele precisa ser qualificado para a função e ter experiência no trabalho. Além disso, o processo exige discrição e imparcialidade.

O auditor solicita os documentos da empresa para que possa fazer uma comparação entre os pagamentos de tributos efetivados e as finanças da companhia. Sua principal função é verificar se há falhas nos processos, erros nos pagamentos de impostos ou fraudes e indicar o caminho para corrigi-los. Os impostos que podem ser avaliados são:

  • PIS — Programa de Integração Social.
  • COFINS — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
  • IRPJ — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.
  • CSSL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
  • IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados.
  • ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.
  • SPED ICMS — Escrituração Fiscal Digital.
  • SPED ECF — Escrituração Contábil Fiscal.

Benefícios da auditoria fiscal

Você é empresário em Belo Horizonte? Procure por um escritório de contabilidade em BH especializado em contabilidade financeira e procure saber o que uma auditoria fiscal pode trazer de benefícios para a sua empresa. Dentre os benefícios, citamos:

  • Prevenção e correção de problemas sobre pagamentos de impostos.
  • Recuperação de impostos.

Um problema que as vezes acontece está ligado ao recolhimento de tributos em regimes diferentes do regime que a empresa poderia adotar. Exemplo: recolhimento de tributos no regime de Lucro Presumido sendo que a empresa poderia utilizar o Simples Nacional. Muitos desses problemas podem ser solucionados com a ajuda de um bom escritório de contabilidade em BH com profissionais capacitados em auditoria fiscal. O que está esperando? Faça uma auditoria fiscal e veja onde sua empresa pode estar perdendo.

Referências: Quick Books, Fortes Tecnologia, Portal de Auditoria

Share This

Compartilhe!