(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

auditoria-tributaria-gestao-trabalhista

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço independente da área de atuação. Visando modernizar o acesso às informações da vida do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, que substitui a Carteira de Trabalho Física, disponível para os cidadãos através de aplicativo para celular nas versões iOS e Android.

A Carteira de Trabalho Digital substituiu o documento de papel no dia 24 de setembro deste ano. O aplicativo já existe desde 2017, mas só passou a substituir o documento físico após a regulamentação feita nesse ano. A medida faz parte da Lei da Liberdade Econômica assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Contador em BH – Carteira de trabalho digital

O empregador que usa o eSocial (sistema virtual do governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias) não precisa fazer nenhuma anotação na Carteira de Trabalho física. Agora basta apenas informar o número do CPF no momento da contratação. Todos os contratos de trabalho, novos e já existentes, e todas as anotações, como férias e salário, são feitas eletronicamente. O trabalhador pode acompanha-las de qualquer lugar através do aplicativo.

Como isso pode trazer uma mudança no processo de contratação e trâmites entre empregador e empregado, pode ser que algumas empresas precisem de consultoria contábil sobre o assunto. Procurar por um escritório de contabilidade em Belo Horizonte pode ser uma boa saída para ficar por dentro do que está acontecendo. Muitas das empresas de contabilidade em BH estão preparadas para atender a este tipo de demanda.

E para a pessoa que ainda não tem carteira de trabalho? Procurar por contador em BH ou empresas de contabilidade em BH também pode ser de grande ajuda.

Com essa mudança quem nunca teve carteira de trabalho não precisa fazer a solicitação para ter a mesma. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho digital.

Contabilidade em BH – Carteira de trabalho digital – Benefícios

Como falamos anteriormente, empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários com apenas o número do CPF. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho para ingressar em um novo emprego. Simplificação e desburocratização.

Além disso, a medida deve gerar uma economia de até R$ 150 milhões de reais para o governo e, aproximadamente, R$ 739 milhões para os usuários. Além disso, ao invés de esperar, em média, 20 dias para obter a carteira de trabalho física, o cidadão poderá ter acesso imediato ao documento digital através do aplicativo. A cada ano, cerca de 5 milhões de carteiras de trabalho são solicitadas no Brasil.

Gostou das dicas? Quer saber mais? Procure “escritório de contabilidade em BH” e “escritório de contabilidade em Belo Horizonte” no Google. Entre em contato com o nosso escritório de contabilidade em BH também, temos uma equipe preparada para atender às suas demandas.

Referências: IPOG, Emprega Brasil, Administradores, Portal e-social, Economia UOL

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat