(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

como-criar-uma-empresa-auditoria-fiscal-e-tributaria

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas as vezes só de pensar no processo burocrático, em todos os tramites, as pessoas já se desanimam. Por ser parte do sonho de muitas pessoas, abrir uma empresa ainda é um processo que as pessoas têm procurado em empresas de contabilidade em BH.

Serviços de contabilidade em BH, ou até mesmo um contador em BH pode te ajudar abrir sua empresa. Para ter um negócio legalizado no Brasil é necessário seguir etapas, juntar uma série de documentos, pagar taxas e impostos. É um processo. Tem que ser feito.

Quer abrir a sua empresa? A Empresarial – Assessoria Contábil é um escritório de contabilidade em Belo Horizonte e preparamos essa postagem com algumas dicas sobre o processo de abertura de uma empresa.

Escritório de contabilidade em BH – Como abrir uma empresa

Para abrir uma empresa você precisa passar por muitas etapas. O processo em si não é demorado, mas dar conta de todos os aspectos burocráticos é algo que pode demorar, em média, uns 6 meses. Talvez seja interessante pedir ajuda de um contador em BH. Isso pode agilizar o processo, além de garantir um norte sobre o assunto.

 

  1. Contrato Social

O contrato social é o primeiro passo para a formalização da empresa. É o documento que irá tirar do papel e colocar em prática o que a sua empresa será. É o item mais importante da formação da empresa, portanto, deve ser o seu primeiro objetivo. O contrato social precisa ter os seguintes itens:

  • Razão Social;
  • Objetivos (tipos de produtos ou serviços);
  • Ramo de atuação;
  • Endereço;
  • Permissão da prefeitura para que a atividade seja realizada no local;
  • Capital investido;
  • É uma sociedade? Quantos sócios? Quem são?

 

  1. Definição do regime tributário

É fundamental pedir uma orientação a um escritório de contabilidade em BH para tratar esse assunto. A escolha do regime da sua empresa deve levar em consideração o ramo do negócio e as perspectivas de faturamento que você tem. No primeiro ano pode ser mais interessante atuar como MEI se a sua atividade permitir, pois a carga tributária é menor. A partir do segundo ano é preciso que você faça análises junto a um escritório de contabilidade em Belo Horizonte ou um contador em BH para saber das perspectivas e em qual regime você se encaixa.

 

  1. Nome da empresa

Após o contrato social, vem o registro do nome fantasia/marca da empresa corretamente. O processo é feito em 2 fases: Registro do nome no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Registro da atividade econômica no CNAE, através do site do IBGE;

 

  1. Junta comercial

O próximo passo é registrar o arquivamento do contrato social na Junta Comercial. Você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Contrato Social;
  • Copias autenticadas do RG e do CPF;
  • Requerimento padrão da junta comercial;
  • Ficha de cadastro nacional;
  • Pagamento de taxas de DARF.

 

  1. Obtendo o CNJP

O último passo. Com a NIRE em mãos é possível obter o CNPJ. O processo é feito no site da receita Federal, independente do seu regime tributário. A partir daí sua empresa estará apta a praticamente todas as prerrogativas que a legislação determina.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco através de nosso site. Das empresas de contabilidade em BH, oferecemos um serviço e atendimento de qualidade.

Referências: SEBRAE, Conta Azul, Sage

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat