(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

Implementado no Brasil no governo de João Goulart, em 1962, a gratificação de natal, mais conhecida como décimo terceiro salário, garante que todo empregado com carteira assinada tenha direito a receber a gratificação.

O valor do décimo terceiro salário será equivalente ao salário de um mês trabalhado caso tenha mantido vínculo empregatício com a empresa no prazo de um ano, ou o valor proporcional a partir da sua contratação. Mas como calcular décimo terceiro proporcional?

Sobre como calcular décimo terceiro proporcional é simples. Como o décimo terceiro salário é exatamente um salário que consta em sua carteira de trabalho e contrato de trabalho, basta calcular, proporcionalmente quanto ele vale em 12 meses. Faça a divisão do seu salário por 12 e depois multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou na empresa. E lembre-se, o décimo terceiro salário é um direito trabalhista e você, caso trabalhe de carteira assinada, temo direito de receber.

Como calcular décimo terceiro proporcional

Como falamos anteriormente, caso você tenha sido contratado com o regime de carteira de trabalho assinada você terá o direito a receber o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês de serviço. Esse valor deve ser pago em, no máximo, duas prestações.

Logo: se você começou a trabalhar em abril em uma empresa, você irá receber equivalente a 8/12 avos do décimo terceiro salário.

Primeira parcela do décimo terceiro salário

Como falado anteriormente, o décimo terceiro salário deve ser pago em, no máximo duas parcelas. Isso depende da política da empresa que você está trabalhando. Existe empresa que paga em apenas uma parcela, existe empresa que paga em duas parcelas. Tem empresa que paga a primeira parcela do décimo terceiro salário no meio do ano, outras pagam apenas no dia 30 de novembro (previsto por lei). No caso de pagar em duas parcelas, a segunda parcela do décimo terceiro, tem que ser repassada ao trabalhador até o dia 20 de dezembro.

A segunda parcela do décimo terceiro salário normalmente é paga em dezembro, quando o décimo terceiro salário é dividido em duas parcelas. Quando não, uma única parcela é repassada para o trabalhador e o mês do ano em que o pagamento é feito, depende da política da empresa.

Junto com o pagamento do décimo terceiro salário, vale lembrar que acontece o desconto do Imposto de Renda, INSS e FGTS. Nos casos em que o pagamento for feito em duas parcelas, o desconto do Imposto de Renda e da Previdência só acontece na segunda parcela. Portanto, na primeira parcela do décimo terceiro salário, você receberá 50% do valor total do seu décimo terceiro salário. Já na segunda, os seguintes encargos serão descontados:

É importante que você se programe para o recebimento do décimo terceiro salário. Se deseja investir, gastar com viagem de fim de ano ou comprar um carro novo, se programe. O fim do ano é o momento em que aparecem mais ocasiões para gastos excessivos e sem planejamento, principalmente com as datas festivas de Natal e Ano Novo, o décimo terceiro salário é usado sem um planejamento ideal.

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat