(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

Vocês já se perguntaram “como abrir uma empresa”? Já quiseram saber os processos sobre como abrir uma empresa ou até mesmo já sabem como abrir uma empresa? Este artigo vai ajudar quem ainda tem essa dúvida e abrir caminhos para pessoas que têm vontade de abrir uma empresa.

Ao abrir um negócio, o empresário precisa ter total conhecimento da sua área de atuação e muito jogo de cintura para resolver questões burocráticas. E, durante essa fase, é normal surgirem dúvidas sobre a legalização de empresas. E é nesse momento que um escritório de contabilidade em BH pode te ajudar. Preze por um bom escritório de contabilidade em BH para saber como abrir uma empresa. Com certeza eles terão uma equipe muito preparada para te auxiliar nesse assunto.

Contabilidade em BH – Processo de legalização de empresas

A legalização é crucial para a empresa, pois permite que ela usufrua de benefícios como a capacitação de recursos junto às instituições financeiras, por meio de empréstimos e financiamento, além de emissão de notas fiscais, entre outros. Mas, por que formalizar o seu negócio?

Primeiramente, situações em como abrir uma empresa e trabalhar na ilegalidade farão com que você nunca venda para outras empresas ou realize grandes vendas, pois não terá como emitir nota ou pagar os impostos que tornam a transação legal. Do lado social, sua empresa nunca poderá contratar e legalizar a situação de seus funcionários, o que impedirá que eles tenham direito a benefícios como aposentadoria, licença maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, por exemplo. Pois bem, já está pensado em como abrir uma empresa e torná-la legal é algo importante né? Calma, ainda tem mais.

Do ponto de vista econômico, sua empresa ficará vulnerável a pagar multas e encargos por processos trabalhistas para os funcionários. Está convencido que abrir um negócio legal é algo crucial? Que trabalhar na ilegalidade não vale a pena? A legalização e registro de sua empresa é algo positivo não apenas para você, mas para toda a sociedade.

Contabilidade em BH – Como abrir uma empresa

  1. Contrate um contador – os contadores são especialistas nesse assunto. Na hora de formalizar, busque por um contador de sua confiança para te orientar.
  2. Contrato social – peça ao seu contador para estruturar o contrato social da sua empresa. É nesse contrato social que estará a razão existencial da empresa e é por meio dele que se pode determinar em que tipo de tributação a empresa se enquadra.
  3. Registro na Junta Comercial – o registro na Junta Comercial é o registro de nascimento da sua empresa e, somente a partir desse registro que ela passa a existir oficialmente.
  4. Cartão CNPJ – como abrir uma empresa sem um CNPJ? Não tem jeito, concorda? Após o registro na Junta Comercial, solicite o Cartão CNPJ e registre a empresa como contribuinte.
  5. Inscrição estadual – usada para o recolhimento do ICMS.
  6. Alvará de funcionamento – licença concedida pela prefeitura para que o estabelecimento comece a exercer suas atividades.
  7. Cadastro na previdência social – registro necessário você tendo ou não funcionários.
  8. Aparato fiscal – deve ser solicitado à prefeitura em que a empresa está registrada para libera a emissão de notas fiscais.

Gostou? Agora você já sabe os primeiros passos sobre como abrir uma empresa. Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco através do nosso site. Obrigado.

Referências: Ignição Digital, Guia Empreendedor, Guia Empreendedor

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat