(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

A importância da gestão fiscal – Dicas para usar em seu negócio

A gestão fiscal se refere às decisões tomadas por uma empresa com relação às exigências da legislação tributária e tem como obrigação principal as questões tributárias, escrituração fiscal e pagamento de carga tributária. Porém, antes mesmo de esses procedimentos acontecerem na prática, a gestão fiscal preocupa-se em analisar qual a melhor forma de tributação – Lucro Real, lucro presumido ou pelo Simples Nacional – e também em planejar a utilização de benefícios e de créditos fiscais com o intuito de diminuir o impacto dos tributos no resultado.

A gestão fiscal abrange o conjunto de procedimentos administrativos voltados ao adequado cumprimento das obrigações tributárias de uma empresa. São duas as obrigações:

  • Obrigações principais: apuração e pagamento de tributos como impostos, taxas e contribuições.
  • Obrigações acessórias: entrega de documentos exigidos pelos Fiscos como relatórios, arquivos, registros e informes.

Além disso, a gestão fiscal trabalha como uma forma preventiva de evitar autuações fiscais, administrando as informações para sempre estar de acordo com a legislação tributária, buscando as melhores e mais eficazes soluções para o planejamento tributário de uma empresa. Juntamente com a gestão fiscal, a gestão tributária é a melhor maneira e o primeiro passo para não ser surpreendido com algum tipo de autuação. Dessa maneira, os dois métodos ajudam a evitar problemas fiscais e a projetar a empresa com mais acerto visando aumentar sua margem de lucro.

A assessoria contábil o trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou escritório de contabilidade que analisa e interpreta todos os fatos da rotina de uma empresa, diariamente. Normalmente prestam assessoria, não só da parte contábil, como também da fiscal, previdenciária e trabalhista, ajudando assim a melhorar a saúde, principalmente financeira, da empresa. Se você mora em Belo Horizonte e procura esse tipo de assessoria, procure por um escritório de contabilidade em BH e veja se suas ofertas atendem às suas demandas.

A assessoria contábil pode ser útil na decisão sobre o planejamento tributário da sua empresa. Esse planejamento é que irá determinar a faixa de imposto em que ela se encaixa, se seu regime será o simples, lucro real ou lucro presumido. E isso depende do tamanho da empresa. O imposto impacta diretamente na sua margem de lucro, logo, é fundamental estar bem assessorado para não perder vantagens diante do mercado.

Empresas de contabilidade em BH podem te ajudar com o planejamento tributário e fiscal da sua empresa começando pelo cruzamento eletrônico de informações fiscais como o SPED, IRF, IPI, NFe, entre outros. O SPED (atual sistema de contabilidade digital), veio para facilitar a transmissão das obrigações acessórias ao Fisco, permitindo o cruzamento de uma ou mais informações fiscais de forma eficiente.

Atualmente o cruzamento da EFD ICMS/IPI são comuns com várias obrigações acessórias, como a EDF Contribuições e a Nota Fiscal Eletrônica. Da mesma maneira as informações incorporadas pelo eSocial como o GFIP (Guia de Recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações a Previdência Social) e a Declaração de Imposto de Renda Retido na fonte (IRF), podem ser cruzadas com a EFD Social-INSS.

 

Dicas para uma gestão fiscal eficiente

A dica mais importante para uma boa gestão fiscal e tributária é o uso das novas tecnologias e softwares que permitem o compartilhamento e o cruzamento de informações fiscais (como o SPED). Recentemente foi implementado um projeto chamado MDF-e que tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que irá substituir a sistemática atual de emissão do documento em papel, com validade jurídica e garantida pela assinatura digital do emitente. Dessa maneira, seria simplificada as obrigações acessórias dos contribuintes e permitiria, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real adas operações comerciais pelo fisco.

Outras dicas importantes seriam manter uma boa comunicação interna da sua empresa com escritórios ou profissionais liberais que prestam serviço de assessoria contábil para a sua empresa. Uma boa comunicação ajudará na efetivação de serviços com mais facilidade e o rápido adequamento às normas impostas pela legislação tributária.

A gestão fiscal eficiente impacta diretamente nos resultados e no sucesso de seu negócio e assessoria contábil exerce papel fundamental nesse processo.

Referências: Arquivei, NFE.io, Verscontabilidade, Endeavor, Nibo, DFE

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat