(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

Contratar uma empresa de contabilidade não é tarefa fácil. Por isso, compartilhamos com você alguns aspectos importantes que você deve considerar!

À medida que o negócio cresce, contratar uma empresa de contabilidade deixa de ser apenas uma opção e se torna uma obrigação.  Essa parceria pode contribuir para uma gestão mais eficiente, fornecer maior transparência financeira e ainda assegurar que seus processos estão em conformidade com as leis vigentes.

No entanto, é importante saber como escolher um escritório contábil que realmente garanta serviços de qualidade à sua empresa. É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Indicações de outras empresas

Um dos primeiros passos que você precisa fazer é buscar recomendações de outros empresários. Conversar com alguns empreendedores locais e perguntar quem faz a contabilidade deles vai ajudá-lo a montar sua lista inicial de contadores para avaliar.

Nesse contato, você pode analisar se eles estão satisfeitos com a parceria, bem como os pontos altos e as deficiências de cada escritório. Informe-se também sobre os serviços realizam.

A partir daí você pode marcar uma visita às empresas de contabilidade para conhecer mais de perto a forma como atuam. Isso dará base para você considerar os outros fatores a seguir.

A especialidade do escritório de contabilidade

Cada ramo de atuação tem suas especificidades. Alguns segmentos necessitam de cálculos bem específicos, além de haver regulamentações próprias da atividade, e o contador precisa conhecer. Por exemplo, o contador precisa saber se há melhores alíquotas, substituições tributárias ou mesmo incentivos fiscais que poderiam beneficiar sua empresa.

Dessa forma, se o profissional já atua com outras empresas do mesmo ramo, é muito mais natural que possa ter condições de atender o seu negócio com mais qualidade e agilidade.

Qualidade da comunicação

Lembre-se de que seu escritório de contabilidade será um parceiro do seu negócio. Então, é fundamental que se mantenham abertos os canais de comunicação entre vocês. Esse diálogo frequente deve incluir feedbacks e envio de relatórios que possam dar suporte à sua tomada de decisões.

Por isso, verifique se o atendimento é feito somente por e-mail e telefone, ou se há alternativas mais flexíveis, como WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem instantânea.

Proatividade

O empresário que delega a contabilidade para uma empresa terceira deseja ganhar tempo, sem precisar lembrar de tudo, não é verdade? Nesse sentido, ao contratar uma empresa de contabilidade, você deve considerar a proatividade dos profissionais. Afinal, não dá para você ficar dividindo sua atenção com as atividades operacionais do negócio e aspectos jurídicos que o contador poderia resolver.

Idoneidade da empresa

Um dos pré-requisitos básicos para o contador é seu registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Essa verificação pode ser feita facilmente pelo site do CRC. Basta filtrar pela região de atuação da empresa e procurar pelo nome do profissional ou do escritório. Dessa forma, você poderá conferir os serviços contábeis que a empresa está apta a prestar.

Aqui na Empresarial SC, contamos com uma equipe de profissionais com ampla expertise em contabilidade, atuando com empresas de qualquer porte. E mais: fornecemos nossos serviços sob demanda, conforme a necessidade do seu negócio.

E então? Precisando contratar uma empresa de contabilidade? Entre em contato com nossa equipe e conheça nossos serviços!

Share This

Compartilhe!