(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

Contribuir para a qualidade de vida e satisfação no trabalho é responsabilidade da empresa e do colaborador. É um trabalho em conjunto para garantir um ambiente de trabalho saudável e a satisfação profissional do empregado e do empregador. Já se sabe que um ambiente de trabalho saudável garante a satisfação profissional, o aumento da produtividade e a melhoria dos resultados. Logo, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho passou a ser um dos maiores desafios do meio corporativo.

Clima Organizacional – Melhoria dos resultados

A qualidade de vida no trabalho não está apenas relacionada ao clima organizacional. O ambiente de trabalho interfere na vida e no bem-estar do colaborador, e o seu comportamento e as influências externas que ele leva para o trabalho interferem no seu ambiente de trabalho. Um bom clima organizacional e a qualidade de vida no trabalho estão diretamente ligados aos resultados da empresa e ao grau de satisfação do colaborador com suas funções.

Pesquisa de clima – Como manter um bom relacionamento na empresa

A pesquisa de clima é uma forma de manter um bom relacionamento entre a equipe, aumentando a harmonia e a produtividade. É uma ferramenta estratégica para a gestão de pessoas que influencia diretamente no sucesso da empresa como um todo.

Através da pesquisa de clima, o RH consegue identificar padrões comportamentais, problemas de convivência e conflitos que precisam ser solucionados para que não haja desarmonia no ambiente de trabalho. É uma forma estruturada e bastante eficiente de estabelecer uma boa comunicação entre funcionários, gestores e equipes de RH, resultando em uma melhoria significativa na convivência, motivação e nos resultados gerais e individuais.

Ambiente de trabalho saudável – qualidade de vida no trabalho

O termo qualidade de vida no trabalho é denominado em ambientes corporativos por profissionais do RH e está relacionada a um conjunto de ações que uma empresa adota para melhorar o grau de satisfação de um colaborador com sua função e com o ambiente de trabalho saudável, visando os impactos que este bem-estar pode trazer aos resultados positivos da organização.

A qualidade de vida é importante tanto para empresários quanto para profissionais que querem evoluir como pessoas e crescer em suas carreiras. A qualidade de vida no trabalho pode ser analisada sobre a ótica da empresa e de seus colaboradores e está, também, relacionada a satisfação profissional e em um ambiente de trabalho saudável.

Para as empresas, a qualidade de vida no trabalho está associada às práticas adotadas que visam potencializar os resultados positivos do capital humano para a empresa, como produtividade, inovação e qualidade.

Por mim, a qualidade de vida no trabalho, um ambiente de trabalho saudável e a satisfação profissional são benefícios que atendem ambas as partes. O bem-estar e a satisfação transcendem para todos os âmbitos da vida do colaborador, que por sua vez torna-se mais motivado para produzir e fazer parte da empresa.

A qualidade de vida depende de ambas as partes e é importante para um relacionamento saudável no ambiente corporativo. Da mesma maneira, as relações pessoais, com família e a satisfação com a vida também refletem na qualidade de vida no trabalho!

Referências: SB Coaching, Edools, HotMart

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat