(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

contabilidade-empresarial-previdencia-social

Em 20 de fevereiro de 2019 a proposta de Reforma da Previdência Social foi entregue ao congresso e tornou-se prioridade do primeiro ano de administração do presidente Jair Bolsonaro. Uma proposta parecida foi apresentada pelo Temer em 2016, porém foi enfrentada forte resistência por parte da oposição.

A principal justificativa para a reforma da previdência é de que existe déficit na previdência social, tornando o sistema insustentável. A reforma altera regras de concessão e cálculo de aposentadorias e pensões, dos regimes geral e próprio dos servidores públicos federais, instituindo também as regras de transição.

Se você tem dúvidas sobre a reforma da previdência, entre em contato com um contador em BH ou um escritório de contabilidade em BH para saber mais sobre o assunto.

Escritório de contabilidade em BH – Quem entra na reforma

Você pode procurar por um escritório de contabilidade em BH ou um contador em BH para saber mais informações sobre a reforma da previdência. Um contador em BH pode te falar sobreas novas regras, o novo tempo para aposentadoria, contribuição mensal, entre outros pontos.

Para quem já está aposentado ou já pode se aposentar pelas regras atuais não terão muitas mudanças. Quem está perto de se aposentar pelas regras atuais poderá entrar em alguma das novas regras propostas na PEC da reforma.

Contabilidade Empresarial – Novas regras da reforma

Atualmente, são aptos a aposentadoria homens com 35 anos de contribuição e mulheres com 30 anos de contribuição. Por essa regra, não há idade mínima para se aposentar, mas o trabalhador estará sujeito ao fator previdenciário. Além disso, existe um sistema de pontos para calcular a aposentadoria. Se a nova reforma for aprovada, o trabalhador aposentará apenas pela idade.

Nas regras atuais é necessário ter 65 anos para homens e 60 anos para mulheres para se aposentar. Além disso, é necessário ter ao menos 15 anos de contribuição. Com a nova regra, mulheres passariam para 62 anos de idade e homens continuariam com 65.

A nova regra pode dar um pouco de trabalho para o cálculo do valor da aposentadoria. É um trabalho para escritório de contabilidade em BH especializados em contabilidade empresarial e tributária. É necessário que esses escritórios de contabilidade em BH fiquem atentos às mudanças.

Na regra atual é calculado a média salarial com os 80% salários mais altos que o trabalhador recebeu desde de julho de 1994. Multiplica essa média pelo fator previdenciário. A pessoa recebe 70% da média salarial + 1% por ano de contribuição. Com a nova regra, o cálculo passaria a considerar todos os salários desde 1994 do trabalhador. O Trabalhador passaria a receber 60% da média salarial + 2% por ano de contribuição.

Essas foram algumas das novas regras da reforma da previdência. O texto da PEC é extenso e requer mais do que um artigo para falar sobre o assunto. Caso queira saber mais sobre a reforma da previdência social entre em contato conosco através de nosso site.

Você também pode procurar pela PEC da Reforma da Previdência nos sites do Governo e ficar por dentro do texto e do que pode acontecer.

Referências: Notícias R7, Politize

Share This

Compartilhe!