(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

contabilidade-empresarial-auditoria-tributaria

A reforma tributária é um assunto que todos já ouviram falar, mas o mesmo nunca foi tirado do papel. As circunstancias econômicas e políticas do país estão em renovação e a reforma tributária pode entrar em pauta em breve, inclusive, já existe uma proposta dessa reforma tramitando no Congresso Nacional.

Escritórios de contabilidade em BH e em todo o país estão, constantemente, se envolvendo cada vez mais com o assunto e se preparando para as possíveis mudanças que podem acontecer caso a reforma seja aprovada. A reforma envolve uma grande mudança em leis que regulamentam impostos e só pode ser executado com a aprovação de deputados e senadores. Mas qual será o impacto dela para o Brasil?

Escritório de contabilidade em BH e a Reforma Tributária – o que é e o que vai mudar?

A reforma tributária significa uma alteração do sistema tributário, ou seja, nos impostos, taxas e contribuições que os cidadãos pagam ao estado. Tudo isso é determinado na legislação e, para que a reforma seja feita, é preciso alterar as leis.

Mas o que a alteração dessas leis pode acarretar para profissionais da contabilidade? Primeiramente, escritórios de contabilidade em BH e em todo país precisarão se adaptar às mudanças e isso pode ser um trabalho pesado.

Um contador em BH especialista em contabilidade empresarial e tributária precisará estudar toda a reforma e saber o que mudou na lei para continuar exercendo seu papel em consultorias e serviços de contabilidade. Simples? Não.

A reforma tributária se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição e trata-se de uma lei que se difere das demais pelo fado de que altera partes da Constituição. É um assunto complicado.

A proposta da reforma tributária é de reunir tributos federais, estaduais e municipais, simplificando o sistema tributário e simplificando os tributos que incidem sobre o consumo unificando algumas cobranças. Dessa maneira, ficaria mais fácil estimar os impostos em cada operação do dia a dia, o que daria maior transparência ao sistema tributário.

A reforma busca promover uma igualdade social, aliviando os impostos daqueles com baixa renda e taxando grandes fortunas, redução da carga tributária sobre o consumo, sobre contratação de funcionários, renda, entre outros. Além disso, ela busca diminuir custos administrativos, facilitando a declaração e o pagamento de impostos e reduzindo o tempo que uma empresa gasta com a contratação de uma auditoria tributária e contabilidade empresarial.

Auditoria Tributária

Além da complexidade do sistema tributário, as empresas passam por uma auditoria tributária todos os anos com o objetivo de detectar fraudes. Se é detectada uma sonegação fiscal, omissão de valores ou falsificação de documento, a empresa pode ser multada e o responsável pode ser detido por um período que varia de 2 a 5 anos.

Contratar serviços de um contador em BH ou de um escritório de contabilidade em BH para ajudar com o planejamento tributário é a melhor opção. Muitos casos com problemas de sonegação, entre outros problemas, ocorrem por falta de conhecimento por parte dos responsáveis pela empresa. Fazer um planejamento é o ideal.

O sistema tributário existe para que o Estado arrecade dinheiro para cumprir seu papel como provedor e a reforma tem como objetivo tornar os impostos federais, estaduais e municipais mais simples, aumentando a transparência na declaração e da cobrança, diminuindo a sonegação e combatendo a informalidade.

A reforma tributária é um assunto extenso e, em breve, postaremos mais notícias sobre ela. Visite nosso blog para saber mais sobre a reforma tributária e a reforma da previdência.

Referências: FIA, Capital Contabilidade, UCEFF

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat