(31) 3213-4423 / R. dos Guajajaras, 40, sala 605 [email protected]

escritorios-contabeis-escritorio-de-contabilidade-em-belo-horizonte

Dizem que “Quer ser rápido, vá sozinho, faça você mesmo”, “Se quiser ir longe, vá com alguém”. Não existe uma receita única e infalível para quem deseja empreender. Afinal, antes de formalizar um negócio, é fundamental saber quem é a pessoa, ou quem serão as pessoas, responsáveis pela empresa. Qual modelo de empreender é melhor? Sociedade limitada ou empresário individual?

Preparamos essa postagem para tirar algumas dúvidas sobre esses dois modelos de empreendimento e como escritórios contábeis podem te ajudar com esse assunto.

Empreender de forma individual ou coletivamente é a opção de cada pessoa. Porém, vamos mostrar como funciona cada um dos modelos societários. Para empresário individual e a sociedade limitada.

Empresário Individual – Empresas de contabilidade BH

O empresário individual (EI) nada mais é do que uma empresa constituída por uma única pessoa. Nesse modelo, o patrimônio da pessoa física se confunde com o patrimônio da pessoa jurídica. Ou seja, caso a empresa adquira dívidas ou quebre, o empresário deve responder de forma ilimitada. Na prática, seu patrimônio pessoal, patrimônio do seu cônjuge, dependendo do regime, podem ser utilizados para quitar as dívidas da empresa.

É importante lembrar, essa responsabilidade está ligada a terceiros, isto é, fornecedores, funcionários, entre outros. No dia a dia, o patrimônio pessoal dos sócios da empresa não se confunde. Tenha em mente que é importante contar com serviços de empresas de contabilidade BH para gerir o seu negócio nos quesitos tributários, trabalhistas, entre outros, a fim de evitar problemas com recursos humanos e com a Receita Federal.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) – Escritórios Contábeis

A EIRELI é um tipo de empresa individual, mas neste caso, embora a empresa tenha apenas uma pessoa física por trás da pessoa jurídica, a responsabilidade é limitada. Isso significa que o empresário não responde por dívidas ou mesmo pela falência com o seu patrimônio pessoal ou do seu cônjuge. Porém, para formalizar como um EIRELI, é necessário ter um bom patrimônio.

Sociedade Limitada (LTDA) – Escritório de contabilidade em Belo Horizonte

Dos escritórios de contabilidade em Belo Horizonte, a Empresarial – Assessoria Contábil é especializada em serviços contábeis, fiscais, tributários e previdenciários. Possuímos uma equipe especializada que tem como objetivo principal facilitar e otimizar a gestão de negócios, abertura de empresas, sociedades limitadas, EIRELI, entre outros.

Se você optar por empreender com uma Sociedade Limitada, nós podemos ajudar com esse assunto.

A sociedade limitada é um tipo de sociedade coletiva. Os sócios se unem com o objetivo de explorar uma determinada atividade econômica organizada, visando a produção de bens ou serviços.

Nesse modelo, um conjunto de pessoas, sócios, compram cotas de participação da sociedade e se responsabilizam por ele de forma limitada, ou seja, de acordo com a sua participação.

Para montar uma sociedade limitada é fundamental a elaboração de um contrato social, onde ficam estipuladas, não somente qual a participação dos sócios, como também suas responsabilidades, deveres e obrigações.

Não existe um modelo melhor de sociedade para começar um empreendimento. Escolher o caminho solo ou o caminho com sócios varia de pessoa para pessoa, de necessidade para necessidade, e requer bastante reflexão, analisando seu perfil, os prós e contras de cada modelo.

Gostou do artigo? Entre em nosso blog e fique por dentro de notícias sobre contabilidade.

Referências: OSAYK, Contábeis

Share This

Compartilhe!